Planilhas para que serve?

Excel... Pra que serve?
Como qualquer editor de planilhas ele serve para tabular dados e manipulá-los de forma rápida e sucinta.
Mas como é o mais usado por todo mundo, vou trabalhar minhas planilhas nele. E vou disponibilizando na aba de downloads para vocês.
Sugestões é bem vindo e vou tentar ao máximo atender vocês. Qualé balconista agora?
Pois bem. Vou passar para a parte mais legal do Excel que é as fórmulas.
Ficar falando de Arquivo, Editar é coisa muito chata tanto pra vocês quanto pra mim. Mais se tiver dúvidas não me procurem... To brincando procurem sim. J
Como pode ver na figura  o Excel é dotado de linhas e colunas. E selecionando um par ordenado de linha e coluna estamos selecionando uma célula. Que nada mais é que um “quadrado” (É retângulo) no Excel também chamado e corretamente de célula. 


Temos na imagem do canto superior esquerdo para o canto inferior direito os seguintes dados. A primeira pelota contém qual o par ordenado de coluna e linha que o cursor está. No caso na célula M17. A segunda pelota é um botão auxiliar para funções. Clicando nele você tem toda a lista de fórmulas possível no programa. Ai temos a pelota “M” que está em destaque também pelo Excel e lá em baixo a linha “17” e logo aqui temos a célula selecionada.
Pra começar logo, as informações básicas são essas.

E só pra lembrar estou usando cordas Solez. “Lembranças de minha infância”
Sério estarei usando o Excel 2007.
É importante ir fazendo numa planilha o que se lê aqui pra fixar.


Fórmulas
Fórmulas são comandos que você dá ao programa para que ele faça algo pra você.
No Excel para começar a digitar uma fórmula, deve-se começar com o sinal de = (igual). Com isso o Excel entende que você quer passar um comando e até ajuda você nisso dando dicas.
Vamos come SAR? Comer sal? Nãoooo Começar !!!!  Aaaa sim ...
Somar: Deve ser a fórmula mais simples do Excel, entretanto é uma fórmula muito valiosa. Com ela se consegue somar dois ou mais valores de uma forma rápida.
A síntese dela começa com = (igual) como em toda e qualquer fórmula seguido de “soma”, depois entre parênteses as células que se quer somar. Conforme figura abaixo temos uma fórmula de soma. Vamos analisá-la.


Direto na fórmula podemos ver que ela começa com igual (=)  e a palavra soma. Nisso o Excel já ajuda mostrando que para prosseguir você precisa abrir um parêntese, fazendo isso ele mostra em uma caixa de comentário que deve-se informar as células que contenham os valores que se deseja somar. Feito isso é só dar um enter e voa La. Está pronto a fórmula.
Agora você pode mudar para qualquer número nas células de A2 a A6 que o valor mudará automaticamente onde tem a fórmula.  :)


Tentem fazer em casa, ou no escritório, ou na escola, ou seja lá onde você estiver aprendendo, (O importante é adquirir conhecimento), com mais números, ou números em outras células.
Uma dica importante: Para por exemplo somar dois números que estejam longe entre si e não dê para arrastar a seleção, pode-se então ir colocando “;” (ponto e virgula)
EX:
=soma(A2;D5;C500)

O C500 é pra mostras que colocando “;” pode pegar a referência de onde quiser que a fórmula vai funcionar.
Mais adiante vou ensinar e fazer fórmulas que pegam valores em outras planilhas, mó legal. Mais isso é mais pra frente.
Espero que gostem do meu trabalho de formiguinha.
Criticas, sugestões ou duvidas, logo abaixo ou na aba contato.


“O conhecimento é o único investimento que você nunca perde.”

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